terça-feira, 11 de maio de 2010

Cidade limpa, Cidade Linda. (Conscientização Ambiental)

Andando pelas ruas das cidades da Baixada Fluminense constato um grande número de papéis e lixos jogados ao chão, será que é falta de coleta de lixo ou inobservância da população acerca da preservação do meio ambiente.

Concluo que a população desconhece regras de preservação ambiental, pois nunca foi devidamente informada e educada nas escolas sobre regras básicas de preservação e conservação do meio ambiente, qualidade de vida e outras mais.

Em cidades como Cabo Frio, Petrópolis constato que existe uma grande preocupação com o lixo jogado ao chão, e lá, constatei que os munícipes são informados para manter a cidade limpa.

Exemplo disso foi uma vez curtindo evento pré-carnaval em Cabo Frio me deparei com uma propaganda do governo municipal informando os turistas e a população local para jogarem o seu lixo na lixeira, e que, a cidade de Cabo Frio era uma das mais limpas do Brasil.

Este fato me chamou a atenção, pois, a propaganda de iniciativa do Poder Público me conscientizou que, uma cidade limpa é uma cidade linda.
E diga de passagem, Cabo Frio é uma cidade limpa e linda.

Tal projeto poderia ser implementado em diversas cidades do país, em especial, na cidade de Queimados, pois deparo com ruas imundas de papéis e lixo, por causa de falta de conscientização por parte da população.

As Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esporte, Cultural Municipais poderiam implementar projetos em parceria em escolas e eventos de massa educando crianças, adolescentes e a população em geral.

O serviço de coleta de lixo é essencial e deve ser eficiente, mas, é dever do cidadão conservar e preservar o meio ambiente para uma maior qualidade de vida sua e para as suas futuras gerações.

Espero que as gestões futuras de políticos possam adotar medidas sócio-ambientais informando e esclarecendo a população de direitos e deveres acerca da responsabilidade ambiental para que possamos viver num meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Preserve o Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário